se os poemas podem ser
representados por 0 & 1
somados à possibilidade
representados por 0 & 1
somados à possibilidade
de eu ser 0 & você ser 1
ou de eu ser 1 & você 0
então mesmo em código
a linguagem se reproduz
aberta, fechada, negativa
positiva, plana, perfurada,
numa imensa rede digital
cheia de peixes poéticos
feita por hackers, analistas
de sistema, caçadores de
andorinhas, poesia binária
002
nesta manhã de inverno, iluminada por luz elétrica, lévy informa ao poeta, por intermédio de, paradoxalmente, um livro de papel que "os dígitos circulam nos fios elétricos, informam circuitos eletrônicos, polarizam fitas magnéticas, se traduzem em lampejos nas fibras óticas, microsulcos nos discos óticos, se encarnam em estruturas de moléculas biológicas etc".
003
ora control
alt del
resolve amor
ora só
formatando mesmo
004
ao deletar-lhe
de vez desta
vida virtual
pensei
que nunca mais
nos veríamos
nem mesmo numa dessas
dobras
de esquina
0004.1
As máquinas Fluxus eram antimáquinas, híbridos destinados a chocar e satirizar a sociedade industrial high tech,
0004.2
Equipamento: Portapak
Paik
Ano: 1965
Ação: filmou Papa
Aonde: Ruas de Nova York
Exibição: Cafe a Go Go,
Resultado: primeira obra de videoarte no mundo
0004.3
Myron W. Krueger no final dos anos 60, ele começou a desenvolver ‘resposive systems-cum-environments-cum-artworks’ (Glowflow, Metaplay, Videoplace)
005
"O Homem-Máquina é ao mesmo tempo uma redução materialista da alma e uma teoria geral da domesticação no centro das quais reina a noção de `docilidade` que une ao corpo analisável o corpo manipulável" (Foucault, 1975)
006
Not Found
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Em 1738, Jacques deVaucanson (1709-1782) construiu um andróide que tocava flauta & em 1739 o canard digérateur, um pato que comia e defecava.
007
C:\> DÓ DO DOS
008
"Em 1890, por ocasião do recenseamento geral, a administração federal dos Estados Unidos estreia a máquina que funciona com cartões perfurados, inventada dez anos antes pelo estatístico Herman Hollerith (1860 - 1929), para o tratatamento automático dos dados colettivos. A partir de 1896, essa máquina é industrializada e comercializada pela Hollerith Tabulating Machines Corp., base da IBM (International Business Machine)". (Armand Mattelart, 2006).
009
ciências do calculável, biotipologia, antropometria, polícia científica, homem-medida, máquina universal, cérebro eletrônico
010
manipule o poema
a seu bel-prazer
no fundo
é 0 ou 1
na superfície
é o que quiser
use o computador
para criar
com a mente
quanto mais rápido mais
o cálculo necessário
para a criação
inventei um sintetizador
que a partir de um
banco de dados
de poemas clássicos
propaga poemas eletrônicos
mesmo assim não foi possível achar a
fórmula para o poema
apesar dela estar
em & entre
0
1
hipótese deletada
011
Toda vida
conectada
virtualmente
cada texto
cada imagem
uma palavra-
chave
peixes & pescadores
na rede
todas palavras
todos sons
efeitos
timbres
imagens
caleidoscopicamente hiperligados
somos ao mesmo tempo em espaços
diferentes
mutantes
tudo aqui fora é
só
uma coisa dentro
012
Essa é a história de dois
caras
que jamais se viram
cara a cara
embora teclassem todos os dias
invariavelmente
nas mesmas longas horas
impaciente
013
"(...) em um período de tempo impressionantemente curto, o computador colonizou a produção cultural. Uma máquina que estava destinada a mastigar números, começou a mastigar tudo: da linguagem impressa à música, da fotografia ao cinema. Isso fez da cibernética a alquimia do nosso tempo e do computador seu solvente universal. Neste, todas as diferentes mídias se dissolvem em um fluxo pulsante de bits e bytes.” (Santaella, Culturas e artes do pós-humano, 2003)
014
015
A vantagem do futuro é que se pode sonhar acordado com o passado.

016
Installation artists using computer graphics which carry the legacy of text replacing the visual object include Jeffrey Shaw (born 1944), as seen in his Legible City (1989-1991), and Rose Finn-Kelcey (born 1945) with her interactive electronic prayer machines, It Pays to Pray (2000). A non-computer-based installation artist who uses text to replace the visual object is Robert Indiana (born 1928).


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